Mini Cursos e Visitas Técnicas - SINCCA - Simpósio de Integração Acadêmica do Centro de Ciências Agrárias

Dias 7 a 10 de novembro no Auditório da Economia Rural - UFV

Para os participantes das visitas técnicas:

Minicursos 


GPS 

Conteúdo: GNSS de navegação aplicado a atividade agropecuáriaSistema de referência geográfica; Características do GNSS de navegação; Aplicabilidades do GNSS de navegação na atividade agropecuária; Medição das coordenadas geográficas de pontos; Medição de áreas; Uso do software GPS TrackMaker; Prática de navegação usando GNSS.

Responsável: Lucas de Arruda Viana – Pós Graduando do Departamento de Engenharia Agrícola (UFV).

Número de vagas: 15.

Duração: 4 horas (8:00 às 12:00h).

Requisitos: Nenhum.

Local: Sala de Informática do Laboratório de Mecanização Agrícola/UFV.


Arduíno

Descrição: O Arduíno é uma placa que possui entrada e saída, que pode ser facilmente conectada à um computador. O objetivo dessa placa é, de maneira fácil, rápida, prática e com baixo custo gerar resultados de medições, como também atuar no controle. Por exemplo, medição e controle de umidade do solo, temperatura do ambiente para o conforto animal, temperatura e umidade para determinada produção. Além disso, é responsável por controlar luzes, motores entre outras diversas atuações. 

Conteúdo: Introdução ao Arduino; Arduino aplicado á agricultura; Conceitos básicos de eletrônica; Conceitos básicos sobre programação para Arduino; Práticas de fixação.

Responsável: Arthur Caio - Pós Graduando do Departamento de Engenharia Agrícola (UFV).

Número de vagas: 12.

Duração: 4 horas (8:00 às 12:00h).

Requisitos: Nenhum.

Local: Sala de Informática em cima do Banco da Caixa – UFV.

 

MS Project

Descrição: MS Project é o software de gerenciamento de projetos mais utilizado no mundo. Ele permite gerenciar recursos, avaliar orçamentos, criar cronogramas, medir o desempenho, analisar oportunidades e avaliar riscos. O aperfeiçoamento deste software, garante controle total sobre projetos e tomada de decisões estratégicas para negócios.

Conteúdo: O curso tem o objetivo de apresentar brevemente os conceitos de gestão de projetos, suas áreas de conhecimento e ferramentas além de integrar os conhecimentos com o uso do MS Project.

Responsável: Igor Boninsenha - Técnico Agrícola e Graduando em Agronomia (UFV).

Número de vagas: 15.

Duração: 8 horas (8:00 às 12:00h e 13:00 às 17:00h).

Requisitos: Notebook.

Local: Sala 13 do Departamento de Zootecnia – DZO/UFV.


  Drone

Conteúdo: Legislação aplicável; Usos e aplicações; Pontos de Controle; Voo controlado – demonstração.

Responsável: Dr. André Luiz Lopes de Faria - Professor do Departamento de Geografia (UFV).

Número de vagas: 12.

Duração: 4 horas (8:00 às 12:00h).

Requisitos: Nenhum.

Local: Laboratório de Geomorfologia no prédio da GeoHistória.

 

AutoCad

Conteúdo: Projetos de Engenharia em AutoCad 2D/3D - Trabalho de ferramentas para projetos planialtimétricos; Construção de projetos em: Irrigação, construções rurais, detalhamento de propriedades; Introdução ao 3D.

Responsável: Patrick Ágton de Oliveira - Graduado em Engenharia Agrícola.

Número de vagas: 15.

Duração: 8 horas (8:00 às 12:00h e 13:00 às 17:00h).

Requisitos: Notebook.

Local: Sala de Reuniões do Departamento de Zootecnia – DZO/UFV.


 Excel

Conteúdo: Introdução ao LibreOffice Calc: Interface; Editar células; Formatar células; Formatação condicional. Fórmulas e Funções: Motivação; Copiado fórmulas; Funções aritméticas, lógicas, mistas e de Busca.

Responsável: Lázaro Henrique da Silva - Graduando em Zootecnia (UFV).

Número de vagas: 15.

Duração: 4 horas (8:00 às 12:00h).

Requisitos: Nenhum.

Local: Sala de informática em cima do Banco da Caixa – UFV.


 Visitas Técnicas

 

 

Fazenda de Macaúba - Araponga-MG: A fazenda trata-se da Estação Experimental de Araponga e pertence ao Departamento de Fitotecnia da UFV. Nessa estação está instalado o Banco de Germoplasma de Macaúba, o qual tem registro no CEGEN. O terreno possui uma área plantada de macaúba correspondente à 20 ha. Na fazenda, são conduzidas diversas pesquisas em melhoramento genético, nutrição mineral, pós-colheita, sistemas de cultivo, dentre outras. A estação abriga também o Centro Vocacional em Macaúba CVT-Macaúba, que está em construção no local. O objetivo desse centro é o treinamento de técnicos, agricultores e estudantes no cultivo dessa nova cultura, o que é novidade para a maioria dos brasileiros. Na visita, os temas abordados serão: conhecimento do Banco de Germoplasma, aspectos técnicos da cultura, sistema Agrossilvipastoril e visão da cadeia produtiva da Macaúba.

Localização: Localizada próxima da cidade de Araponga (60 km de Viçosa), sentido a Estevão de Araujo.

 

Clonar - Viçosa-MG: A Clonar Resistência a Doenças Florestais® é uma empresa de base tecnológica que desenvolve e aplica tecnologias de ponta em culturas florestais com o objetivo de minimizar os riscos de perdas por doenças bióticas e abióticas e integrar os recursos humanos especializados às demandas e necessidades do setor florestal, bem como atuar na capacitação de profissionais. Na visita, os participantes terão a oportunidade de conhecer a instituição, os projetos de pesquisa, as estufas e a clonagem e produção de novos clones por meio de polinização controlada. 

Localização: Sitio Sapé, s/n - Zona Rural, Cajuri - MG, 36560-000

                                                      

Fazenda Juarez - Coimbra-MG: A fazenda é do proprietário Juarez de Sousa e Silva que, durante a visita, apresentará algumas alternativas energéticas que podem ser construídas e usadas na propriedade agrícola. Dentre elas, a produção de álcool combustível, carvão ecológico e aproveitamento racional da madeira. 

Localização: Sítio Santa Luzia Fica situado a 3 km do distrito "Monte Celeste" no Município de São Geraldo e a 9 km da Praça da Matriz, em Coimbra.

 

Mata do Paraíso - Viçosa-MG: O Grupo de Educação e Interpretação Ambiental Mata do Paraíso, GEIA-Mata, é um grupo formado por estudantes de graduação e Pós - graduação da Universidade Federal de Viçosa, que desenvolve ações de educação e interpretação ambiental. A atividade realizada será a Trilha dos Gigantes, com extensão de 1225 metros, na Mata do Paraíso. Para realizar a trilha é necessário ir de calça comprida e calçado fechado. Além disso, é recomendado levar garrafa de água e lanches leves.

Localização: Mata do Paraíso, Viçosa-MG.