Resumos - SINCCA - Simpósio de Integração Acadêmica do Centro de Ciências Agrárias

Entre os dias 30 de Outubro e 2 de Novembro no Auditório da Economia Rural - UFV
O Impacto da Agricultura Tecnológica Dentro e Fora da Porteira

 

 Resumos Expandidos APROVADOS para apresentação na modalidade PÔSTER


 A comissão organizadora do II SINCCA – Simpósio de Integração Acadêmica do Centro de Ciências Agrárias, torna público o edital de inscrição e submissão de resumos a serem apresentados na segunda edição do evento que será realizado entre os dias 30 de Outubro e 02 de Novembro de 2019, no Auditório do Departamento de Economia Rural, na Universidade Federal de Viçosa (Viçosa/MG).

 

1. Disposições preliminares 

1.1 O ato da inscrição de envio de trabalhos implica a sujeição ao presente Regulamento;

• Poderão ser enviados resumos expandidos até às 23h59min do dia 25 de outubro de 2019;

• As apresentações na modalidade PÔSTER ocorrerão no dia 01 de novembro (sexta-feira) entre às 12:30 e 14:00 horas;

• A relação dos trabalhos aceitos para apresentação de pôster será publicada no site do evento a partir do dia 26 de outubro de 2019;

• Os anais do evento serão disponibilizados por meio eletrônico aos participantes, após a realização do evento.

 1.2 A inscrição somente será efetivada e confirmada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição. 

OBSERVAÇÃO: O valor da taxa de inscrição não é reembolsável e é intransferível.

1.3 Os resumos devem ser enviados em formato PDF para o e-mail: resumossincca@gmail.com com o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

1.4 Uma vez enviado o resumo expandido, NÃO haverá possibilidade de qualque alteração e/ou exclusão. Certifique-se que a versão enviada é a final.

1.4 Será permitido a cada autor inscrito a submissão de até 2 (dois) RESUMOS EXPANDIDOS, desde que o autor correspondente esteja devidamente inscrito no evento;

1.5 Serão aceitos somente os trabalhos escritos em língua portuguesa e dentro das normas definidas no ANEXO 1 desse EDITAL;

1.7 A  publicação dos resumos expandidos nos anais do evento está condicionada ao pagamento da taxa de inscrição do evento e a apresentação do pôster;

 

2. Avaliação

2.1 Os trabalhos inscritos serão submetidos à aprovação por um Comitê Avaliador.

2.2 O Comitê Avaliador será composto por doutorandos, pós-doutorandos e professores dos Programas de Pós-Graduação das diversas áreas do Centro de Ciências Agrárias. 

2.3 Os temas dos resumos devem obrigatoriamente estar inseridos dentro de uma das seguintes áreas: Agronegócio, Agronomia, Cooperativismo, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia.

 

2.4 Resumos enviados fora dos temas ou das normas e sem comprovante de pagamento da taxa de inscrição serão automaticamente NEGADOS.

 

3. Apresentação do PÔSTER

3.1 O pôster deverá ser confeccionado pelo autor, caso o resumo expandido submetido seja aprovado para apresentação.

3.2 A apresentação dos pôsteres ocorrerá no dia 01 de novembro, no Pavilhão de Aulas 2 (PVB/UFV) entre às 12:30 e 14:00 horas;

3.3 Os painéis deverão ser afixados pelos autores, até 15 minutos antes do horário de início da apresentação.

3.4 Serão aceitos somente os pôsteres confeccionados dentro das normas definidas no ANEXO 2 desse REGULAMENTO;

3.5 Para cada pôster estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, com gancho, identificado com o número do pôster.

3.6 A apresentação do pôster deverá ser feita obrigatoriamente por um dos autores devidamente inscrito no evento.

3.7 O apresentador deverá permanecer junto ao painel durante toda a sessão de apresentação. É importante que o mesmo não saia do local, sob pena do pôster não ser avaliado.

3.8 A avaliação será feita por 3 (três) avaliadores que ficarão em média 10 minutos em cada trabalho para ouvir a apresentação do autor e realizar questionamentos.

3.9 O pôster deverá ser retirado imediatamente após o término da sessão de apresentação.

 

 

Viçosa, 03 de outubro de 2019.

 

 Profa. Fernanda Campos de Sousa

Coordenadora do II SINCCA

 

 

 

ANEXO 1

RESUMOS EXPANDIDOS

 

Normas para elaboração 

1.    O RESUMO EXPANDIDO deverá conter até 4 (quatro) páginas, seguindo o modelo disponível no site, com os seguintes itens, dependendo do tipo de trabalho:

2. O TÍTULO deve ser informativo e sucinto, escrito em CAIXA ALTA, fonte ARIAL, tamanho 14, negrito, centralizado, com no máximo 15 palavras. O TÍTULO do RESUMO EXPANDIDO submetido deverá ser mantido no pôster.

3. Os nomes dos autores serão redigidos em fonte ARIAL, tamanho 12, negrito, centralizado, separados por vírgula.

4. A filiação institucional dos autores deverá ser redigida em fonte ARIAL, tamanho 8, centralizado, separados por ponto e vírgula.

5. O RESUMO deverá ser redigido em português, em parágrafo único, espaçamento simples, fonte ARIAL, tamanho 10, alinhamento justificado. Deverá ser escrito de maneira clara e objetiva, incluindo introdução, material e métodos, resultados e conclusões. Deverá conter no mínimo 2.000 e no máximo 3.000 caracteres, incluindo espaços.

6. Deverão ser apresentadas até cinco PALAVRAS-CHAVE, redigidas em fonte ARIAL, tamanho 10, alinhamento justificado. Deverão ser apresentadas em ordem alfabética e separadas por vírgula, sem ponto final. Não poderão constar no TÍTULO.     

7. Na INTRODUÇÃO deverão ser apresentadas a importância e a justificativa do trabalho. No último parágrafo da introdução deverá ser apresentado o objetivo do trabalho de forma clara e sucinta. Todo o restante do trabalho, exceto REFERÊNCIAS, deverá ser redigido em fonte ARIAL, tamanho 12, alinhamento justificado e espaçamento 1,5.

8. Em MATERIAL E MÉTODOS deverá ser apresentada a metodologia utilizada no trabalho, podendo ser subdividida em tópicos. Quando forem utilizados métodos recomendados, apenas citar a referência; caso contrário, descrever sucintamente os procedimentos utilizados, modificações promovidas, etc. As unidades de medidas e símbolos devem ser apresentadas segundo o Sistema Internacional (SI). Podem ser utilizados imagens, esquemas e figuras, seguindo a formatação estabelecida no modelo do RESUMO EXPANDIDO.

 9. No tópico RESULTADOS E DISCUSSÃO apresentar os resultados (parciais ou totais) obtidos e confrontá-los com dados da literatura. Podem ser utilizados gráficos e tabelas, seguindo a formatação determinada no modelo do RESUMO EXPANDIDO. Não repetir no texto dados que constem das tabelas ou figuras. Esse item também poderá ser subdividido, como visto em “MATERIAL E MÉTODOS”.

10. Redigir cada CONCLUSÃO em um novo parágrafo, sem linha em branco entre cada uma delas. Usar o termo verbal na forma do presente do indicativo, evitar apenas repetir os resultados.

11. O tópico AGRADECIMENTOS é opcional. Os autores podem fazer breves agradecimentos.

12. As REFERÊNCIAS devem ser listadas respeitando a norma NBR 6023, da ABNT. Deverão ser redigidas em fonte Arial tamanho 11, com um espaço entre cada uma, inseridas em ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor

Importante: Feito o resumo expandido, confira todos os dados e, se necessário, proceda às correções antes da submissão. Não será realizada qualquer correção e nem permitida qualquer alteração após o envio dos trabalhos. O certificado será emitido conforme as informações inseridas na inscrição e no trabalho submetido. A correção ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

Link para download: 

Modelo do Resumo Expandido

 

 

ANEXO 2

Formato PÔSTER


Estrutura e conteúdo do pôster

 

1.    Dimensões do pôster:

2.    Itens que deverão constar no pôster:

3.    Outras considerações:

 

 Link para download: 

Modelo do Pôster